A estrutura da Despesa Nacional é fundamental para analisar quanto o estado despende para o consumo e para o investimento.
Ao analisarmos alguns gráficas observamos que o estado tem muitas despesas com a educação, saúde,com a defesa nacional ,com a justiça ,com a manutenção de infraestruturas,com os salários dos funcionários públicos,entre outros ,no entanto como o país se encontra numa fase de crise, necessita muito do investimento privado para fazer face do mesmo.

PT3.png



A Estrutura de Consumo traduz a forma como as famílias aplicam o seu rendimento nos diversos consumos do seu quotidiano. Para estudar a estrutura do consumo subdivide-se as despesas das famílias em categorias ou rubricas (alimentação, vestuário, habitação, diversão.). A análise da estrutura do consumo permite tirar conclusões sobre o bem-estar e o nível de vida bem como sobre quais são os produtos mais adquiridos pelas famílias .

O consumo em Portugal foi, ao longo de 2013, 75% do registado em média na União Europeia (UE), colocando o país na décima posição entre os que menos consomem.
Entre os países que menos consomem estão a Bulgária (no último lugar, com 49% da média da UE), a Roménia e a Croácia. No outro extremo da tabela, surgem o Luxemburgo (em primeiro lugar, com 138%), a Alemanha e a Áustria. Portugal tem níveis de consumo semelhantes à Eslovénia (ligeiramente acima) e Polónia (um pouco abaixo). A zona euro tem um nível de consumo equivalente a 106% da média dos 28 estados da união.


PT1.png

Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital.

O Investimento Público é o recurso disponibilizado pelo governo ou por entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem como objectivo produzir retornos monetários, mas sim retorno social.

Exemplos:Hospitais;Escolas;Rede de saneamento básico, etc.

O Investimento Privado é recurso disponibilizado por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Exemplos:Fabricas particulares;Empresas de prestação de serviço particulares;Estabelecimentos.

PT2.png


http://www.pordata.pt/Subtema/Europa/Investimento+e+Poupan%C3%A7a-155

http://www.pordata.pt/Subtema/Europa/Rendimento+e+Consumo-353

http://turmaprofissionaleconomia.blogspot.pt/2008/05/estrutura-do-consumo.html

https://prezi.com/3hal37azj4at/estrutura-da-despesa-nacional-consumo-e-investimento/

https://www.publico.pt/economia/noticia/consumo-em-portugal-e-75-da-media-da-ue-1659473


O Formulário da Contabilidade Nacional diz que a Despesa Nacional = C + G + I + X - M + SRRM
A apresentação no PREZI dá boas ideias para o que podem fazer, mas devem ter o cuidado de comparar Portugal com a média da UE28 ou da Área Euro19.
Agradeço que VOLTEM A PUBLICAR a página incluindo a respectiva numeração, para ficar ordenada na wiki.
Trazer para aqui aquelas imagens do PORDATA é simples, mas também é muito limitado. Se fizerem gráficos comparando Portugal com as médias da UE28 e da AE19 ficará muito melhor ;)