Após a Segunda Grande Guerra Mundial,a União Europeia foi fundada pelos seguintes seis países Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos com o objectivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (foi a primeira organização no âmbito europeu que se concretizou e que mais tarde culminou com a origem da integração europeia) começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura.
Posteriormente, a fim de ampliar os acordos referentes à CECA, os seis países-membros reuniram-se no dia 25 de marco de 1957 para assinarem o Tratado de Roma, que deu origem à CEE (Comunidade Económica Europeia), também conhecida por MCE (Mercado Comum Europeu) cujo objectivo é a livre circulação das pessoas, das mercadorias e dos serviços entre os Estados-Membros.
A partir daí, os acordos económicos foram ampliados, deixando de se limitarem a questões referentes à siderurgia. Era a primeira vez que a Europa integrava em grande escala algumas de suas principais potências económicas em um mercado comum.
Após a formação da CEE, ingressaram no bloco nas décadas seguintes: Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Espanha e Portugal, totalizando aquilo que se convencionou chamar de A Europa dos 12. Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha Oriental também foi incorporada ao bloco.
Actualmente a União Europeia é constituída por 28 países:
Alemanha(1958),Áustria(1995),Bélgica(1958),Bulgária(2007),Chipre(2004),Croácia(2013),Dinamarca(1973),Eslováquia(2004),Eslovénia(2004),Espanha (1986),Estónia (2004),Finlândia (1995),França (1958),Grécia (1981),Hungria (2004),Irlanda (1973),Itália (1958),Letónia (2004),Lituânia (2004),Luxemburgo (1958),Malta(2004),Países Baixos (1958),Polónia (2004),Portugal (1986),Reino Unido (1973),República Checa (2004),Roménia (2007) e Suécia (1995) .

Países candidatos:Albânia,Antiga República jugoslava da Macedónia,Montenegro,Sérvia e Turquia.

Curiosidade : Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman (ministro francês dos Negócios Estrangeiros)
realizou um acto histórico desde então comemora-se o Dia da Europa

Comentário: Tendo em conta todos os dados apresentados podemos concluir que é sem duvidas uma mais valia para os jovens terem conhecimento da historia acima referida de modo a conhecerem que países actualmente pertencem a UE , em que ano entraram sem duvida também como ,quando e com que objectivo surgiu a UE ,que é uma é uma união económica e política que nos abrange a todos .

O período de 1949-1973 denominado “Anos Dourados” pode ser justificado como os grandes crescimentos económicos industriais que aconteceram de repente naquela época.
Na URSS a taxa de crescimento foi veloz e as economias da Europa Ocidental também foi muito ágil. Essa velocidade foi mais rápida nos países atrasados do que nos já industrializados , crescimento que nunca mais ocorreu desde então .
A economia mundial, após a Segunda Grande Guerra, alcançou taxa recordes de crescimento. Nesse período, o PIB mundial cresceu 4,9% ao ano. No entanto, embora espantoso, esse crescimento só foi notado em um período de tempo bem posterior aos gloriosos.
O crescimento verificado foi fundamenta para a população afectada obter o estilo de vida e desenvolvimento actual . Na Europa o facto de haver uma ligação entre países contribuiu para o desenvolvimento fosse melhor e uniforme .

LINKS : https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia
http://europa.eu/about-eu/index_pt.htm
http://stravaganzastravaganza.blogspot.pt/2012/04/os-anos-dourados-do-capitalismo.html

Prof. Indiquem referências (links) e façam algum comentário vosso no final, do tipo o ganhariam os jovens em conhecer esta história.

Poderiam explicar aos jovens que a integração económica europeia foi um factor determinante dos "30 anos dourados" (ou gloriosos) que constituem a base do nosso bem-estar actual?